Uma pesquisa da Opinion Box, em parceria com Digitalks, revela que 59% dos clientes não voltariam a comprar de uma empresa na qual tiveram um problema. Este mesmo estudo aponta que 36% do público nunca mais faria uma nova compra com uma marca que atrasou a entrega.
Oferecer um rastreamento e monitoramento de entregas dos pedidos eficiente aos seus clientes não é mais uma opção, mas sim uma necessidade e tem se tornado cada vez mais um diferencial na qualidade dos serviços das empresas de logística.
O Tracking possibilita automatizar a notificação de entrega por whatsapp, SMS ou e-mail ao destinatário para informar sobre andamento da entrega em tempo real, evitando reentregas, devoluções, redução do custo de fretes e reduzindo drasticamente o atendimento no SAC para informar situação de entrega para clientes.
Confira neste post os benefícios de fornecer rastreamento e monitoramento da entrega e as melhores práticas ao enviar notificação da entrega para os clientes.
Benefícios do rastreamento e monitoramento da entrega
Não importa se o consumidor é um internauta do e-commerce ou se é uma indústria que necessita adquirir matéria prima para não parar a produção — o fato é que o cliente tem uma grande expectativa para receber a mercadoria.
Com isso o rastreamento e monitoramento tem um papel de forte impacto na imagem do seu negócio. Veja a seguir os principais benefícios.
Ciência da situação do pedido por parte do cliente
Expectativa é o que move um cliente a fazer uma compra. Antes de realizar a transação em e-commerces, ela está relacionada à escolha do produto. Depois de feito o pedido, esse sentimento passa a se voltar para o recebimento do item comprado. Por isso, dar ao cliente poder sobre a visualização do status dos pedidos é uma maneira bastante efetiva de reduzir a ansiedade e deixá-lo ciente de qual é o andamento da sua entrega.
Automação e maior eficiência operacional
Além de contribuir para acalmar os ânimos do cliente, possibilitar o rastreamento e monitoramento da entrega é uma maneira de aumentar a eficiência operacional da transportadora. Isso porque, com uma ferramenta de notificação da entrega, seja ela SMS, WhatsApp ou e-mail, é possível automatizar o processo e reduzir a quantidade de atendimentos no SAC relacionados à consulta do status do pedido. Isso possibilita uma atuação ainda mais estratégica da empresa.
Aumento da confiabilidade e credibilidade da empresa
Contribuir para o conhecimento do destinatário final sobre o status da demanda auxilia no aumento da qualidade do serviço e na promoção da satisfação em relação à marca. Essa é uma eficiente maneira de oferecer segurança e transparência para os clientes. Com isso, é possível obter ainda maior credibilidade para a empresa, o que se torna um diferencial competitivo em relação às concorrentes.
Otimização de processos e entrega de valor agregado
Diferencial competitivo – O tracking proporciona o monitoramento eficiente das entregas e otimização de processos internos da sua empresa, além de ser uma excelente forma de se diferenciar da concorrência trazendo uma grande vantagem competitiva para sua empresa e aumentando seus lucros.
A maioria das empresas enfrenta muitos problemas com prazos de entrega, e você pode usar isso a favor do seu negócio. A excelente qualidade dos seus serviços, realizar entregas dentro do prazo e assistir os seus clientes quando algo sair do controle será muito bem-visto e agregará valor ao seu negócio no mercado.
Como funciona o rastreamento e monitoramento da entrega pelo destinatário
O rastreamento de entregas, também conhecido como Tracking, permite o cliente monitorar sua entrega em tempo real desde o ponto de embarque até a chegada ao seu endereço informado no ato da compra. Além disso, automatiza a notificação para acompanhamento do status da entrega por whatsapp, sms ou e-mail. E ainda, no momento que o entregador aproxima do local de entrega automaticamente o destinatário poderá visualizar sua chegada no endereço por meio do mapa digital. Veja exemplos:
Melhores práticas no rastreamento e monitoramento da entrega
Para garantir a satisfação do cliente, é preciso seguir algumas boas práticas de rastreamento e monitoramento da entrega, conforme mostraremos a seguir.
Seja claro e direto
O principal objetivo do rastreamento e monitoramento de entregas deve ser sempre garantir a satisfação do cliente. Por isso, certifique-se de ser claro e direto em todas as comunicações. Houve um problema em algum serviço? Deixe-o ciente disso. Afinal, a frustração se torna maior com a falta de informações.
Esteja disponível
Esteja sempre disponível para tirar as dúvidas do cliente. Ainda que haja a possibilidade de automatização do processo, mantenha certa quantidade de colaboradores dispostos a atender em caso de necessidade. Lembre-se de que a automação auxilia, mas nem sempre substitui por completo o atendimento humano. Ambos devem ser complementares.
Use diferentes canais e ferramentas
Ainda que haja um esboço de quem é o público-alvo da empresa, certamente os gostos e preferências variam entre os clientes. Por esse motivo, é fundamental diferenciar as ferramentas de envio de notificação da entrega. Esteja presente nos principais canais em que eles se encontram para garantir sua satisfação.
Conforme mencionamos, as possibilidades são várias e incluem SMS, e-mail e também o WhatsApp (aplicativo que, atualmente, está presente em 99% dos smartphones no Brasil). Para usá-los de maneira adequada, entenda a jornada do cliente e procure, inclusive, maneiras de mesclá-los, dando ao consumidor a possibilidade de escolher a forma pela qual deseja ser atendido.
Não se esqueça, ainda, de atentar para as especificidades de cada um deles no que se refere a linguagem, quantidade de caracteres, necessidade de criação de específicas, possibilidades de automação, entre outros fatores. Dessa maneira, são grandes as chances de ter sucesso com o uso das ferramentas.
Oferecer possibilidades quanto ao rastreamento e monitoramento da entrega traz benefícios não só para o destinatário, como também para a própria empresa. Nesse sentido, não deixe de usar os canais disponíveis em sua estratégia de notificação da entrega, como SMS e WhatsApp.
Ainda não sabe como fazer isso da melhor maneira? Preparamos o mini guia sobre “Como otimizar a logística de entregas com WhatsApp e SMS” para você entender como integrar esses canais e otimizar a logística de envios!
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