As cargas Fracionadas e cargas Fechadas tem grande peso na tomada de decisão de muitos gestores, sejam embarcadores ou transportadores. Os diferentes tipos de cargas influenciam diretamente desde a forma de trabalhar, prazo e no valor total do frete. 

Você sabe a diferença entre os tipos de cargas e no que elas impactam?

 Entender as diferenças entre essas duas modalidades de cargas são essenciais para tomar decisões mais acertadas para atingir benefícios como a redução de custos, o aumento da qualidade do transporte, satisfação dos clientes e também com redução de custos.

 Comum no cotidiano de transportadoras, o trabalho envolvendo ambos os tipos de cargas envolvem bastante atenção e cuidado do início ao fim do processo operacional logístico. Seja pelo volume, tamanho, pesagem, local de entrega e prioridade, os diferentes tipos de carga podem se tornar uma dor de cabeça se não forem adequadas para o tipo de transporte da mercadoria, gerando prejuízos com retrabalhos de entrega, indenização por danos na carga, roubos e reembolsos, além de manchar a imagem e reputação da sua empresa no mercado. 

O que é Carga Fracionada?

 A Carga Fracionada trata-se de pequenos volumes de uma quantidade considerada de clientes que vão para uma determinada região fechando a carga num único veículo. É  uma maneira de ratear os custos da entrega e reduzir o valor do frete para o cliente, uma relação de Custo x Benefício para ambas as partes. 

 A Carga Fracionada costuma ser comum nas transportadoras que fazem a logística do E-commerce (e-logística) por exemplo, devido ao grande fluxo de compras pela internet. Tendo uma grande demanda de entregas para uma determinada região, é comum as transportadoras unir os pedidos de todos os clientes para dividir os custos do envio das mercadorias, entregando de porta a porta a encomenda, reduzindo os custos do frete e completando o processo da venda com eficiência ao destinatário final.

O que é Carga Fechada?

 A Carga fechada – também conhecido como carga lotação ou carga completa – é uma modalidade de transporte no qual se lota todo o compartimento do transporte a ser utilizado para tal carga.

 Leva-se em conta a prioridade da carga pelo cliente, seu tipo, localização e riscos de segurança. Por exemplo: Geralmente esse tipo de carga são usadas por montadoras que transportam em caminhões cegonhas os veículos até as lojas; indústrias transportam matéria-prima e produtos químicos em caminhões-tanques e transportadoras de valores (se assim solicitado pelo cliente) para atender a uma única rede da marca ou estabelecimento.

 Esse tipo de transporte costuma ser mais caro devido aos altos custos dos processos operacionais logísticos e maior risco de roubos e extravios durante o transporte, envolve seguradoras, exigindo se às vezes, além do rastreio e monitoramento em tempo real da mercadoria, o comboio de equipes para fazer a segurança da mesma, por exemplo, como uma grande carga de mercadorias eletrônicas. 

plataforma de gestão logistica-sylog tecnologiaQuais pontos de atenção na escolha entre Carga Fracionada e Carga Fechada/carga lotação?

Deve se considerar alguns fatores para definir qual o melhor tipo de carga para atender ao seu cliente:

Cobertura geográfica

 A Carga Fracionada costuma centralizar uma área geográfica de atendimento maior do que a Carga Fechada ou Carga lotação porque a mesma, quando em rota, leva mercadorias de muitos clientes. Ideal para grandes demandas, é eficaz para se transportar e coletar grande quantidade de volumes mas está sujeita a imprevistos que possam ocorrer entre um ponto e outro, podendo causar problemas na execução do serviço.

 A Carga fechada abrange uma área maior, de um ponto ao outro, tendo em vista que os pontos de coleta e despacho são poucos e que a mesma é solicitada pelo cliente quando se tem muita prioridade em sua execução, sendo a mesma exclusiva na maioria dos casos.
Ambas podem ser feitas por diferentes modais de transporte, tanto terrestre, quanto aéreo e marítimo. Tudo vai depender das condições para transporte (tipo de carga, localização, prioridade entre outros).

Tempo de entrega

 A Carga Fracionada tem uma eficiência maior se tratando de tempo de entrega do que uma Carga Fechada. Isso se deve ao fato de que a Carga Fechada ou Carga lotação costuma sair de indústrias e fornecedores que levam em conta a quantidade do produto em estoque e o tempo de produção do mesmo. Esses fatores impactam diretamente no transporte, podendo levar até meses, dependendo do produto. 

 A Carga Fracionada costuma partir do comércio que vende o produto manufaturado diretamente ao consumidor final e que pode esperar até semanas para receber o mesmo, dependendo da região em que está.

Necessidade de rastreamento

 A necessidade de rastreamento de ambos os tipos de carga está ligada diretamente ao grau de periculosidade que a mesma apresenta durante o trajeto. Quanto mais caro for o produto, mais visado para roubo o mesmo será. Uma carga de aparelhos eletrônicos (tanto fracionada e fechada) se exige rastreamento devido a necessidade de acompanhamento da entrega pelo comprador final e também aos valores e importância que os mesmos têm.
 Embora encarece o custo de transporte, o rastreamento é ideal para monitorar em tempo real a carga, ajudando diretamente a tomada de decisões e evita transtornos no decorrer do trajeto. 

Prioridade da entrega

CARGA FECHADA: Alguns clientes exigem urgência na entrega dos seus produtos por diversas razões. Mesmo sendo mais caro o valor do frete, nesse caso, considera se usar a Carga Fechada ou Carga lotação para o transporte dos produtos. 

CARGA FRACIONADA: Normalmente muito utilizado para pequenos volumes e trabalha com prazo de entregas maior, mas em contrapartida, o valor do frete é geralmente menor.  Muito utilizado para entregas do e-commerce.

 Aqui no blog estamos postando uma série de textos com esse enfoque: ajudar você gestor a investir melhor em seu empreendimento, tornando-o ainda mais eficiente e lucrativo. Acompanhe nossos posts e esteja sempre atualizado sobre o que pode ou deve ser feito em sua empresa!

Faça um comentário